close-de-dois-pes

Eu, você e todo mundo experimenta a ansiedade. Seja pequenos momentos de nervosismo ou um ataque de pânico, a ansiedade é uma emoção humana comum e normal. 

Na verdade, ela serve para uma série de coisas importantes. Precisamos de emoções como medo e ansiedade para nos dizer quando as coisas não estão certas. Precisamos de uma enxurrada de adrenalina para nos livrar de situações ameaçadoras. E até para melhorar nosso desempenho em situações de alto estresse, como um primeiro encontro amoroso ou uma entrevista de emprego.

Contudo, recebo muitos pacientes que tem dúvidas se o que sentem e vivem é normal ou não. Então, qual é a diferença entre situações ansiogênicas e um transtorno mental? Em outras palavras, como você sabe se sua ansiedade é um problema?

Tudo se resume a encontrar as respostas para essas três perguntas:

Qual é a intensidade da sua Ansiedade?


Como eu havia dito, todo mundo experimenta nervosismo, ansiedade, preocupação e estresse. Essas são emoções humanas normais e podem ser úteis em muitas situações. Mas, se a ansiedade que você experimenta é MUITO INTENSA e parece incontrolável e dolorosa, isso é um sinal de que as coisas não estão certas.

Por exemplo, a maioria das pessoas se sentem ansiosas em uma apresentação em público. Elas podem sentir as mãos ficarem suadas e um pouco trêmulas. Mas se em um caso semelhante você sente vontade de vomitar, sente que a qualquer momento você vai desmaiar, e que o mundo inteiro está prestes a explodir… as coisas não estão bem!

Com qual frequência você sente Ansiedade?

Se os seus momentos de ansiedade acontecem em situações específicas e não são frequentes, então tudo está dentro da normalidade. No entanto, se você se sentir ansioso várias vezes por semana, ou mesmo todos os dias, isso está se tornando um problema que precisa ser resolvido.

Qual é o impacto da Ansiedade na sua vida?

mulher-apresentação-ansiedade


Pense se algo parecido já aconteceu com você:

“Estou diante de uma situação importante. Mas a ansiedade está me consumindo e a única solução que eu encontrei é fugir, me esconder, porque simplesmente não aguento mais.”

Sempre que a ansiedade causa esse tipo de impacto em suas decisões, vida social e relacionamentos, é um sinal de que ela se transformou em um problema que realmente deveria ser tratado.

Em outras palavras, ter ansiedade de vez em quando, em situações comuns, é totalmente NORMAL. Mas se você estiver enfrentando frequentemente uma crise intensa e avassaladora, e começou a evitar certas situações por causa disso, chegou a hora de você buscar o acompanhamento de um Psicólogo Especializado.

Não lide com o desconforto sozinho… Busque ajuda!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *