O que você precisa saber sobre o Tratamento para a Depressão

Você sabia que existe uma fórmula para o tratamento da Depressão? Em síntese, Hoje vamos conhecer um método pra você se libertar dessa dor.

Todos os dias tenho contato com pacientes que em algum momento das suas vida sofreu de transtornos depressivos. A depressão é um grave problema psicológico, que segundo a Organização Mundial da Saúde atinge mais de 11 milhões de brasileiros.

Ela afeta sua vida cotidiana, como você pensa, sente e se relaciona com as pessoas. Pode te causar sentimentos de tristeza e perda de interesse na vida. O problema é que qualquer pessoa pode ser afetada pela depressão, e isso pode acontecer em qualquer idade, principalmente na vida adulta.

Mas trago boas novas: a depressão é ALTAMENTE tratável. Se você tiver oportunidade de ter um processo terapêutico cuidadoso, profissional e ético, com certeza terá a diminuição dos sintomas depressivos. Encontrar um bom Psicólogo irá te ajudar a entender e trabalhar as causas da Depressão, bem como desenvolver estratégias para que você se sinta melhor.

Vamos ao que você precisa saber sobre a Depressão:

Os sintomas e tipos de Depressão

Quais são os sintomas da depressão? Como saber se você está deprimido?

A depressão se apresenta de muitas formas. Você pode ter dificuldades para adormecer ou um sono incontrolável. Ter vontade de comer exageradamente ou não ter um pingo de fome. Você pode perder o interesse pelo sexo ou desejá-lo como um vício. Você pode ter dores de cabeça ou de estômago, sentir-se sempre cansado, esquecer as coisas ou ter dificuldades de concentração. Uma coisa, porém, é certa: você sente uma forte dor emocional.

formula-tratamento-depressão

Como podemos ver, os sintomas da depressão variam muito de pessoa para pessoa. No entanto, existem alguns sintomas comuns, que nos ajudam a diagnosticar o Transtorno Depressivo, entre eles temos:

  • Sentimentos de intensa tristeza, desespero e vazio;
  • Perda de prazer em atividades que você sempre gostou;
  • Alterações significativas no apetite ou no peso;
  • Dificuldades no sono, como insônia ou sonolência excessiva;
  • Sentimentos de vergonha e de não se sentir útil;
  • Falta de energia;
  • Dificuldade de concentração;
  • Idéias suicidas.

Se esses sintomas parecerem familiares em você ou em uma pessoa próxima é muito provável que temos aí um caso de Depressão.

Mas não se preocupe, existe tratamento. E o primeiro passo é conversar com um Psicólogo e um Psiquiatra para que estes profissionais e você possam determinar qual é o próximo passo a se seguir.

Tipos de Depressão:

silhueta-de-uma-mulher

Lembrando que existem muitos tipos de Depressão. Por exemplo:

  • Transtorno bipolar
  • Depressão pós-parto
  • Transtorno afetivo sazonal
  • Transtorno depressivo persistente
  • Depressão maior
  • Transtorno disruptivo de desregulação do humor
  • Transtornos disfórico pré-menstrual
  • Transtorno depressivo induzido por substâncias

Por ter variados tipos é fundamental um correto diagnóstico que levara ao tratamento adequado. Embora essas formas de depressão sejam menos comuns que a depressão leve, elas ainda são graves e apresentam sintomas e efeitos adversos prejudiciais.

Se você tiver sintomas de qualquer tipo de depressão, é preciso buscar ajuda profissional.

A fórmula para o tratamento da Depressão

Se você está deprimido ou com sintomas de depressão, saiba que há soluções. Embora você possa sentir medo ou dúvida sobre sua situação, existe tratamentos eficazes.

Minha experiência clínica mostrou que a melhor fórmula para o tratamento da Depressão é a união da Psicoterapia com o uso correto de medicamentos.

Psicoterapia

duas-poltronas-coloridas

Como a Psicoterapia pode te ajudar? Agora que sabemos que os sintomas e os tipos de depressão podem variar, precisamos entender que também existem tipos diferentes de auxílio Psicoterápico.

Ou seja, seu Psicólogo avaliará seus sintomas e necessidades específicas antes de planejar um caminho terapêutico. E se isso for feito por um profissional experiente e especializado o tratamento será eficiente.

Sendo assim, a terapia para a depressão pode trabalhar, por exemplo, com a análise dos pensamentos negativos, com o retorno as causas da depressão e com a introdução de atividades de autocuidado em sua rotina.

Medicamentos

remedio

Administrada sempre por um Psiquiatra, a medicação normalmente é um antidepressivo. É importante que nas consultas iniciais com o médico, você apresente sua rotina e dificuldades para que ele possa determinar qual medicamento é o mais indicado na sua situação.

Saber o que e como conversar com o seu médico faz toda a diferença. Nesse caso sugiro fortemente que você leia essas 4 dicas para aproveitar ao máximo sua consulta com o Psiquiatra.

Não podemos tratar o uso de remédios como um bicho de sete cabeças. Vai ter efeitos adversos? Sim. Mas também o uso correto irá te proporcionar a estabilidade necessária para que você encontre um caminho junto com a Psicoterapia, para resolver o seu problema.


Concluindo nosso texto de hoje… reafirmo: converse com um Psicólogo sobre seus sintomas. Ele te ajudará a criar um plano para seguir em frente e aprender a viver uma vida mais feliz e saudável. Se for o caso entre em contato com o Psicólogo Luiz Cezar. Ele poderá te ajudar:

2 respostas

  1. Bom dia! Achei o texto maravilhoso e muito esclarecedor. De fato, sem ajuda é impossível suportar e compreender o que está acontecendo e como conduzir a vida daí pra frente. Obrigada Luiz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *